8 de junho de 2010

Eu e o Palestra (1996)

O ano de 1996 começou maravilhoso, para o Palmeiras e para mim.

Palmeiras arrasando tudo e todos, eu com 18 anos, passando 3 meses de férias na Paraíba.

De longe eu via pela tv o começo do Paulistão 96 e já sonhava em ir ao Palestra ver aquela máquina de fazer gols.

Na “final” do Paulistão contra o Santos, no dia 02 de junho, eu e um amigo tentamos em vão comprar ingressos, mas no dia 19 do mesmo mês haveria outra decisão, desta vez lembro de pegar carona com meu pai, ele nos deixou no posto de gasolina na esquina da avenida Sumaré com a rua Turiaçu por volta das 5h da manhã, chegamos na fila já havia quatro palmeirenses, depois de cinco horas de espera tínhamos nossos ingressos.

No dia da decisão o clima, apesar de frio era de muita expectativa para mais um título, mesmo com a má notícia da debandada do Muller para os bambis. Na arquibancada no meio do jogo ouviu-se um estrondo, depois soubemos que parte da arquibancada caiu, sem feridos, mas era uma época de muitos acidentes assim em vários estádios.

Mas voltando ao jogo, este foi um duro golpe, o Palmeiras depois de ter empatado o jogo de ida, tinha tudo para ganhar sua primeira Copa do Brasil, um gol do Luizão no comecinho do jogo deu mais certeza do título, mas ainda no primeiro tempo o empate e em mais um erro veio a virada. Não gosto de usar o termo injustiça no futebol, mas se existe essa foi uma das maiores.

Na volta, no metrô, luto, ninguém falava nada, silêncio, vez em quando alguém soltava um palavrão e mais silêncio.

Dois anos depois nos vingamos do mesmo Cruzeiro em outra final de Copa do Brasil, mas esse jogo não vou colocar aqui, pois a final foi no Morumbi.

Para quem quiser rever (por algum motivo que desconheço) abaixo o vídeo do jogo na íntegra:

19/06/1996 - PALMEIRAS 1 x 2 Cruzeiro - Copa do Brasil 1996
Estádio Palestra Itália
Público: 29.139 pagantes
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos (SE)
PALMEIRAS: Velloso, Cafu, Sandro, Cléber, Júnior, Cláudio (Reinaldo), Amaral, Marquinhos (Cris), Djalminha, Rivaldo, Luizão - Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cruzeiro (Belo Horizonte/MG): Dida, Vítor, Célio Lúcio, Gelson, Nonato, Fabinho, Ricardinho, Cleisson, Palhinha (Edmundo), Marcelo Ramos, Roberto Gaúcho - Técnico: Levir Culpi
Gols: Luizão (PAL) 5 min, Roberto Gaúcho (Cru) 25 min primeiro tempo, Marcelo Ramos (Cru) 37 min segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário