13 de março de 2011

ganância e burrice no futebol brasileiro

Começando uma série de posts sobre a desorganização do futebol brasileiro.

Vou usar exemplos práticos, não vou ficar filosofando sobre um utópico ou championleaguiano modelo de administração do futebol brasileiro.



O título do post é uma referência ao post do Obede onde ele fala das cotas de TV.

O exemplo de hoje é sobre o grande Mirassol, da bucólica cidade de... Mirassol, bacana né? A equipe vai bem no campeonato, está em quarto neste momento que escrevo o post, aliás neste exato momento está empatando com o Corinthians em Mirassol, no começo do segundo tempo. UPDATE: perdeu, com aquele famoso apito amigo pró-corinthians. O Mirassol agora é sexto na classificação geral.

Mas a diretoria do Mirrasol, atendendo a formação de cartel orquestrada pela Federação Paulista de Futebol cobra R$ 30 pelo lugar mais popular no seu estádio e segundo uma fonte da cidade existe um acordo para cobrar não menos que R$ 50 pelo mesmo lugar contra os times grandes. Prática comum e não me causa espanto, acho válido cobrar mais por um jogo de maior interesse, mas o problema está nos valores em si.

Vamos lá. Em cinco jogos contra times pequenos o Mirassol, em Mirassol tem média de público de 1512 pagantes e renda líquida de R$ 3.374,22. Contra o Palmeiras o público pagante foi de 7.383 e renda líquida de R$ 194.436,16. Bem melhor que a média, mas apenas 48% dos 15.355 ingressos colocados à venda, onde o valor mais barato (sempre falando de valor de entrada inteira) era de R$ 100,00... CEM REAIS.

Fazendo um estudo rápido, reduzindo o valor dos ingressos mais caros em 40% e calculando a lotação do estádio em 75%, a arrecadação bruta subiria de R$ 250.192,00 para R$ 295.562,00, recalculando as despesas que cresceriam de R$ 55.755,85 para R$ 58.686,70 e como resultado o lucro líquido iria de R$ 194.436,16 para R$ 236.875,30 a diferença R$ 42.439,14 é maior que o lucro médio de 12 jogos do Mirassol contra DOZE times pequenos. Sem contar a fidelização do torcedor e a venda de produtos do clube.

O mesmo estudo pode ser aplicado aos jogos do Mirassol contra os times pequenos, reduzir o valor unitário e aumentar a arrecadação total, mas a ganância e a burrice ainda impera no futebol brasileiro.

No próximo post vou falar da diferença de arrecadação do Palmeiras no Pacaembu e no Canindé.

Um comentário:

  1. Valeu pelo link pro meu post, mano!
    Mais que ganância, vejo no futebol brasileiro um amadorismo burro. Não enxergar um palmo a frente, não conceber o mínimo de planejamento.
    Por isso são um bando de falidos e que serão sempre mendiguentos com TVs e afins.
    abraz!

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