10 de junho de 2009

/// Ídolos ou FDP?

Dois posts atrás contei como "vi" o jogo contra o Vitória, no fim do domingo no twitter lia coisas como "E o Keirrison, hein?" Nem busquei saber nada no dia, pensava ser como nada mais que mais um jogo que ele não marcou.

Bom, acho ele um ótimo centroavante, frio e técnico, lembra Evair, mas vou dizer, sou grato pelo que grande jogador que Evair foi, mas não é ídolo para mim.

Lá vão vir pedradas depois dessa, mas tenho uma série de requisitos para se chegar a tal status.

De um tempo para cá aprendi que ídolo tem que ter parado de jogar e olhe lá se isso adianta, digo isso por que semi-deuses como Evair e César Sampaio cagaram na história deles no Verdão quando usaram os trapos do SPFW, Edmundo muito antes jogou nos gambás.
Aí já elimino todos em atividade, incluindo Marcos. Esse tem tudo para ser, quando parar, se não cagar como Ademir da Guia.

Ah, mas as viúvas vão dizer que são profissionais e blá, blá, blá. FODA-SE. Jogue noutro estado, jogue num time menor, jogue na Puta Que o Pariu, mas nos rivais NÃO!

O que move tudo na vida é o dinheiro e no futebol (graças a Deus) a rivalidade também tem esse poder, ou acha que existiria graça se só houvesse jogos como Palmeiras x Rio Branco.

E sabendo disso o Filho da Puta, que para mim é um Filho da Puta jogador que faz isso, que vai e assina com rival. Tá passando fome desgraçado? Única proposta que recebeu? O rival é seu time de infância? Então nos enganou por tanto tempo. É isso? Todos esses tinham que ter um fim como o do Paulo Nunes, execrado, cuspido e escarrado no SCCP.

Seguindo meus requisitos para ser ídolo além disso tem que ter tempo de casa. 6 meses, 1 ano, 2 anos, não é tempo para isso. Acima disso passa a contar. Novamente vão dizer que é o profissionalismo. FUCK OFF. Esse caras ganham muito bem para isso, torcedores se viram na mesma cidade com R$ 500 por mês. Ah, mas o padrão de vida deles, as tais "propostas milionárias". Ok, pode ir, sucesso, felicidade, saúde e me esquece, como vou te esquecer. Ok? Elímino nesse caso Valdívia e Vagner Love (que eu NUNCA cogitei como ídolo antes mesmo do caso do SCCP).

E outro requisito é ter visto jogar, pelo menos em vídeo, difícil não ser como São Tomé no futebol. Elimino então Oberdan e outros simpáticos velhinhos.

Desculpe, mas são meus critérios e falando em Keirrison vou colocar duas frases que li hoje tentando entender o que tá acontecendo com o garoto.

"Isso é Palmeiras. É um time grande, com uma história fantástica, grandes jogadores e títulos. Esta pressão é natural pela grandeza do Palmeiras." Alex, do Fenerbahce, visitando a Academia nesta terça, sobre o Keirrison, veja que ele usa "grandes jogadores". Segundo meus critérios ele também não é ídolo, ainda não parou.

"Como mãe, quero que ele vá logo. Lá os jogadores são mais valorizados. Não só financeiramente, mas também em respeito." Dona Alzira, mãe de Keirrison, após ele chegar em Curitiba após as vaias no jogo de domingo.

Para o Keirrison, você não é e nem será ídolo, mas não é odiado, vaia não é ódio, vaia é o antônimo do aplauso, uma peça de teatro é boa: aplauso, é ruim: vaia, mesmo coisa no futebol que nada mais é que um espetáculo, entretenimento que por muitos, inclusive eu, tem paixão, o que leva à extremos nessas demonstrações. Vaia é a forma da torcida mostrar sua opinião, todos nós queremos dizer algo, mas vozes soltas na arquibancada não vão ser ouvidas, coros e vaias sim. Amadurecer é entender as críticas e crescer com elas. Não será ídolo, pois sua chegada talvez seja um recorde, nunca recebemos um jogador com prazo para sair, e esse prazo cada dia que passa parece muito menor.

E para todos os jogadores: gostar de vocês passa, amar o Palmeiras é para sempre!

4 comentários:

  1. primeiro, o rio branco não é time.
    segundo, concordo com toda essa sua teoria. pra mim, ídolos são poucos e NÂO podem vestir a camisa do rival. que porra é essa de neguinho jogar nos quatro grandes??? tem time demais no mundo, aqui nao!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o Marcos já é idolo fácil fácil ;D

    Abraços se der passa no meu \0/

    ResponderExcluir
  3. Pra mim Marcão é ídolo, mas concordo com grande parte dos seus requisitos.

    Mas fiquei com uma dúvida. Quem é seu ídolo??

    ResponderExcluir
  4. Marcão, o seu xará só não é um ídolo porque aidna joga, claro que não o vejo em um rival e torço pra que em nome que qualquer coisa que seja não faça uma cagada como o nobre velhinho da foto.

    Mas para citar um ídolo que preencha os requisitos que coloquei cito o Zinho, que desde o primeiro gol da final de 1993 demonstrou que merece seu lugar de destaque na nossa história.

    Mas não pense que sou ingrato, carinho eu tenho times como aquele de 93/94, 96, 99 e os mais velhinhos, mas penso que um jogador ser ídolo num clube tão rico de história como nosso Verdão tem que passar por um processo mais difícil que o exame da OAB.

    ResponderExcluir